Siga este blog

7/16/2009

Distúrbios alimentares: o perigo da busca pelo corpo perfeito

Um problema tem se tornado cada vez mais comum entre as mulheres, principalmente as jovens. Trata-se da Bulimia. Ainda que seu corpo esteja magro e dentro dos atuais padrões de beleza, a jovem se culpa por não conseguir ser magra como as modelos da passarela. Para conseguir o seu objetivo, ela resolve tomar laxantes, fazer longos jejuns ou provocar vômitos. Esse problema pode estar associado a outro ainda pior, a Anorexia.

Nesse, a pessoa simplesmente não come mais, por se olhar no espelho e sempre achar que está acima do peso, podendo morrer em poucos meses (segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, 20% dos casos de Anorexia terminam em morte). Esses dois distúrbios alimentares, Anorexia e Bulimia estão matando as mulheres jovens no mundo todo, e a maioria das vítimas são adolescentes ainda em período de formação física e psicológica.

Elas colocam em risco suas vidas pelo temor obsessivo de engordar. Essa doença não escolhe classe social, prova disso é o caso da modelo Kate Moss, que já foi hospitalizada por Anorexia e a princesa Diana, bulímica assumida. Mas, por que essas mulheres sacrificam a vida em busca de uma perfeição que não existe?

Acho que a resposta certa ninguém sabe. Para mim, elas fazem isso com medo da pressão social, quem está acima do peso sofre piadinhas sem graça, como fofinha, gordinha etc. E também uma coisa pior, quase não consegue encontrar uma roupa bonita (elas parecem que estão diminuindo de tamanho). Quem sofre com a Anorexia tem o ideal de corpo bonito como o das modelos das passarelas. E no caso da Bulimia, elas não querem engordar quando comem.

Tenho muita pena dessas mulheres, pois não reconhecem o limite entre a preocupação com a beleza e a distorção da auto-imagem. Como uma mulher que possui 1,70m será bonita com 50kg? NuncA!

Quero saber quem foi o infeliz que inventou que eu tenho que ser magra pra ser bonita?

Sem comentários: