Siga este blog

5/20/2008

Invista em você!

Depois de cursar uma universidade, muitas dúvidas aparecem sobre o que fazer e o que esperar do futuro. Procurar emprego, continuar a vida acadêmica em um mestrado, fazer uma especialização para valorizar o currículo... Com a atual competição no mercado de trabalho, fica difícil conseguir uma boa qualificação na sua área contando apenas com um diploma de graduação. Muitos estão correndo atrás de uma formação complementar.

Mas o que escolher? E como escolher? É essencial saber o que se pretende com a pós, conhecer as diferenças entre os tipos de cursos e pesquisar sobre as instituições que os oferecem. A pós-graduação se divide em duas vertentes; enquanto a lato sensu envolve cursos de especialização, a stricto sensu tem como objetivo a pesquisa acadêmica e compreende os cursos de mestrado e doutorado.

Um dos programas de pós mais procurados atualmente é o MBA (sigla em inglês para Master in Business Administration, ou Mestre em Administração de Negócios). Este tipo de curso lato sensu se diferencia dos demais por ser exclusivamente voltado para os negócios. Apesar do direcionamento, o MBA possui um caráter generalista, valorizando uma visão abrangente do ambiente de negócios.

Há, ainda, outras diferenças relevantes. Um curso de especialização costuma ter duração e horários mais flexíveis, podendo durar de 12 a 16 meses. O MBA tem uma duração média de até dois anos. Já um mestrado leva, no mínimo, dois anos para ser concluído, enquanto um doutorado chega a quatro anos. Os preços também variam. Os de medicina e cirurgia plástica são os mais caros, podendo chegar até R$ 15 mil.

Um mestrado ou doutorado (em faculdade particular) tem preços mais elevados, por volta de R$ 29 mil, mais do que os valores financeiros, o que deve ser levado em conta na escolha é o valor que será agregado ao conhecimento e ao currículo do aluno.

Fonte: Bolsa de Mulher

Sem comentários: